Viagens

Seja um turista responsável

Quando planejamos nossas viagens de férias ou feriado prolongado, estamos em busca de descanso, diversão, mudar de ares e conhecer coisas novas. Todas as nossas ações no local em que estaremos visitando, geram um impacto positivo ou negativo. Você sabia que o turismo sustentável é uma importante ferramenta de transformação social e de preservação da cultura local? Não seria bom se todos retribuíssem a diversão proporcionada, cuidando do local onde estiveram? Para saber mais sobre como ser um turista responsável, leve em consideração os tópicos a seguir:

Pesquise a cultura local

Visite blogs, converse com pessoas, pesquise opiniões, aprenda sobre os costumes do local, informe-se sobre as tradições e realidade da população. É preciso ter cuidado para não desrespeitar moradores e a cultura nativa.

Consuma produtos locais

Experimente pratos e bebidas regionais, serão excelentes lembranças de viagens. Pratique a economia solidária, compre um pouco de cada lugar, essa é uma forma de contribuir com a geração de empregos e aumentar a renda dos moradores. Não compre artefatos arqueológicos, corais, plantas e animais em extinção. Não dê esmolas nem incentive o trabalho infantil. Caso desconfie de turismo sexual, maus tratos ou trabalho escravo denuncie, disque 100. Use transporte público.

Atenção com o lixo

Prefira uma garrafinha de água reutilizável, em vez de comprar várias descartáveis. Recolha o lixo que produzir e descarte em local adequado. Cuidado com sacolas plásticas, elas podem ser ingeridas por animais. Use sempre sacolas reutilizáveis. Evite cosméticos que contenham partículas de micro plástico presentes em alguns esfoliantes, essas partículas não conseguem ser filtradas e poluem a água. Descarte pilhas e baterias em locais adequados, nunca no lixo comum.

Seja respeitoso

Não arranque flores e mudas, não retire nada do ambiente natural. Só use as trilhas demarcadas para não destruir a vegetação e nunca se aventure na mata sem um condutor experiente. Não alimente os animais, não tire selfs com animais, deixe-os em paz. Denuncie crimes ambientais, disque 0800-61-8080. Não desperdice água. Não entre no mar, rios ou lagoas sem antes informar-se com as pessoas do local sobre a segurança, se é apropriado para banho e nunca entre embriagado na água.

Hotel

Escolha hospedagens que fazem uso de energia solar, reciclagem de lixo e que não sejam construídos em áreas de preservação permanente como manguezais, beiras de rios e outros ecossistemas frágeis. Desligue a tv, ar-condicionado e apague as luzes antes de sair. Tome banhos rápidos e feche bem a torneira para evitar desperdício. Só troque as toalhas e roupas de cama quando for realmente necessário. Sempre que possível, abra as janelas e aproveite a luz e ventilação natural.

feriado cartilha turista sustentavel

Quando o turismo é feito de forma sustentável ele pode ajudar a combater a pobreza, preservar o meio ambiente, valorizar o patrimônio cultural dos povos e fortalecer o desenvolvimento das comunidades. Cada um de nós pode e deve contribuir sendo um turista mais responsável.

Crédito da imagem site Viagens Bacanas

Leave a Reply

Instagram