Pessoal

Organização: Escolha seu tipo de agenda

Agora que as férias terminaram, vai começar a maratona de compromissos, consultas e eventos escolares (com três filhos, eu preciso marcar tudo na agenda senão fico doidinha). Tem gente que se adaptou a usar a agenda do celular, outros preferem usar uma agenda daquelas que a gente compra na papelaria, eu fico mais à vontade com o bom e velho calendário na geladeira. Acho ele muito prático e fácil de trabalhar, mas como acredito que aprender nunca é demais, me desafiei a usar uma forma diferente de agenda esse ano. A seguir, algumas ideias de agendas para todos os gostos.

agenda celularAgenda de Celular

Hoje em dia os smartphones assumiram o papel de agenda, e quem gosta diz que não há nada mais prático do que salvar seus compromissos em apps específicos e que podem ser acessados a partir de diferentes dispositivos. Para ajudar você a se manter organizado, listamos cinco apps de agenda no celular e lista de tarefas para você montar seus cronogramas e não deixar nenhum compromisso de fora.

Fantastical 2- Calendar and Reminders

Esse é um dos aplicativos mais elogiados pelos usuários, infelizmente, ele está disponível somente para iPhone e é pago. Entretanto, o visual moderno, o grande número de funções e a forma intuitiva de se usar, fazem o investimento valer a pena. O preço médio do app é de US$5.

Google Agenda

Se você preferir aplicativos gratuitos, a opção campeã ainda é o Google Agenda. O app desenvolvido pela Google é nativo nos celulares com sistema operacional Android e também pode ser baixado em iPhones e iPads. A vantagem é a integração com todas as ferramentas do Google, como o Gmail, Google Drive e Google Keep. O aplicativo permite que você adicione imagens aos seus compromissos, além de puxar automaticamente dados do Google Maps quando você insere um endereço nas suas atividades.

Week Calendar

Ele permite que você crie compromissos e organize-os apenas arrastando, copiando e colando cartões, é uma alternativa mais simples e fácil de gerenciar. Na loja de calendários você pode baixar pacotes de datas comemorativas, isso parece bem legal! E para quem usa Smartwatch, a boa notícia é que ele possui integração com o Apple Watch ou o Android Wear, exibindo os compromissos diretamente no seu pulso.

Todoist

Gratuito e disponível para Android e iOS ele é hoje a principal referência em listas de tarefas e permite integração não apenas com apps de agenda, mas também direto no navegador. É possível salvar compromissos mesmo que você esteja off-line, deixando que a sincronia na nuvem seja feita assim que você se conectar. Seus projetos podem ser compartilhados com outros usuários. Filtros e etiquetas podem ser adicionados para deixar tudo mais organizado.

Wunderlist

Sua missão é organizar de forma perfeita as mais complexas listas de tarefas. Sua plataforma também é colaborativa, de forma que você pode compartilhar suas listas com outras pessoas. É possível anexar arquivos em PDF, iniciar conversas com outros usuários e até delegar tarefas. Tudo isso com uma interface moderna e dinâmica, que fez com que o app se tornasse um sucesso especialmente nos Estados Unidos.

agenda tradicionalAgenda tradicional

Elas são lindas, vem com adesivos e custam um pouco mais. Antes de comprar a primeira agenda colorida que ver na frente, pense nas suas necessidades. Como você gostaria que fosse essa agenda? Leve em consideração o tamanho, porque terá que carregá-la aonde você for e principalmente, se você é comprometido o suficiente para usar a agenda diariamente.

Dicas para usar uma agenda tradicional:

  • Use-a como seu único organizador;
  • Guarde-a sempre no mesmo lugar;
  • Anote todos os compromissos nos dias e horários marcados;
  • Consulte a agenda todos os dias pela manhã e à noite, veja o que precisa ser feito e verifique se fez tudo o que havia planejado para aquele dia;
  • Risque todas as tarefas e compromissos assim que finalizá-los;
  • Atualize a agenda sempre que surgir um novo compromisso;
  • Siga uma rotina e inclua a agenda nela;
  • Não encare a agenda como uma tarefa e sim como uma forma de ter um melhor controle do seu dia.

A agenda nos permite lembrar com mais facilidade de compromissos, tarefas e atividades divertidas, adquirir o hábito de usá-la só trará benefícios. Use e abuse de post-its, marca textos, canetas legais para tornar a agenda mais interessante.

calendario mensalCalendário Mensal

Esse método é o mais simples. Imprima o calendário mensal que mais gostar e marque os compromissos. Se você preferir pode fazer o seu próprio calendário no computador, ou a mão com a ajuda de uma régua. Ele precisa ter bastante espaço para marcar tudo o que poderia acontecer naquele dia. Para identificar melhor, use canetas de cores diferentes, assim ficará mais fácil de saber o que cada um tem que fazer e quando.

Nesse calendário eu marco datas das provas, consultas no dentista, aniversários dos amigos e familiares, feriados e reuniões escolares. Gosto de ter também o calendário do mês seguinte para já ir marcando os próximos compromissos. Para organizar os calendários eu gosto de usar pranchetas que ficam penduradas na parede, mas poderiam ser colocados na geladeira com ajuda de um imã, colados na parede com fita adesiva, presos num quadro de avisos, você escolhe a melhor maneira.

Independente da sua escolha, o mais importante é se organizar. Para quem não tem o hábito pode parecer trabalhoso demais, mas acredite vai valer a pena! Lembre que o calendário/agenda não vai se preencher sozinho, então, dedique-se!

E você, como prefere se organizar? Compartilhe com a gente nos comentários!

Leave a Reply

Instagram