Pessoal

Como cumprir metas

Em janeiro, frequentemente decidimos que iremos emagrecer, economizar, viajar mais, fazer aquele curso que estamos adiando faz tempo, nos livrar de maus hábitos, entre outras muitas metas. As metas de ano novo são reflexões sobre quem somos e quem gostaríamos de ser. Para alcançá-las precisamos adquirir novos hábitos e nos esforçar bastante, afinal, mudanças nunca são fáceis. Você sabia que apenas 8% das pessoas conseguem cumprir o que prometem no ano novo? Isso muitas vezes acontece porque as pessoas não sabem como fazer metas corretamente, para ajudá-los, listei algumas dicas de como escolher metas alcançáveis.

Toda meta precisa ser…

  1. Específica: Digamos que você queira economizar dinheiro, o que isso significa, exatamente? Como você vai fazer isso? Por onde começar? Como saber se está conseguindo realizar esse objetivo? A boa meta precisa ser específica para que você consiga traçar um plano de ação. Comece dizendo quanto você pretende economizar por mês, depois, pense o que fará para conseguir economizar esse valor. Use um caderninho para marcar seus gastos arbitrários e se esforce para reduzi-los. Tome banhos mais curtos, ligue menos o ferro de passar e não use tanto o ar condicionado para economizar na conta de luz. Use o cartão sabiamente, faça um planejamento de compras e nunca compre por impulso. Compare as contas mês a mês, e quanto sobrou no fim do mês, assim você saberá que está conseguindo cumprir a meta.
  2. Tem que ser mensurável: Ter uma meta mensurável fica mais fácil quando ela é específica. Digamos que você queira economizar 200 reais ao mês e que seu plano de ação fosse diminuir 15% nas contas de luz e água, 20% na fatura do cartão e reduzir 50% dos gastos arbitrários. Compare as contas e veja se você está conseguindo cumprir a meta traçada.
  3. Precisa ser atingível: Mais um segredo para uma boa meta é que ela seja atingível por você com os recursos que você já tem. É normal que as pessoas escolham metas ousadas como ficar fluente em Italiano em um ano, sem ao menos ter se matriculado numa escola de idiomas. Esse tipo de meta só irá te frustrar e te deixar mais longe de alcançar seus objetivos. Dê um passo para trás e marque como meta se matricular no curso de Italiano, dando tudo de si para realmente aprender. Assim, você conseguirá realizar a meta.
  4. Seja realista: Uma meta atingível, não necessariamente é uma meta realista. A diferença é que a meta realista leva em consideração suas outras prioridades e objetivos. Imagine que para ser promovida, você precisa ser fluente em Inglês, mas seu inglês está longe de ser fluente. Você escolheu como meta se matricular no curso de italiano, mas também quer ser promovida. Você já percebeu o conflito? Uma meta realista está relacionada ao quadro geral dos seus objetivos, então analise-a de forma pragmática.
  5. Estabeleça um prazo: É importante que você estabeleça um prazo, porque isso dará um senso de urgência e evita que você procrastine.
  6. Escreva suas metas: Primeiramente para que você não se esqueça delas, mas principalmente para que elas sejam bem claras para você. Evite de escrever frases em negativa, por exemplo, “não reclamar” e sim, “ser mais grata”. Escreva um planejamento de como você cumprirá cada meta e faça uma versão simplificada dela, por exemplo, a meta original era “ir à academia todos os dias”, você pode optar por “ir à academia 2 vezes na semana” quando estiver prestes a desistir. Muitas vezes é melhor diminuir o ritmo do que desistir de vez.
  7. Dividir suas metas em etapas menores: Outra forma de não desistir de suas metas é dividi-las em pequenas etapas. Se você se propôs a tirar carta de motorista esse ano, você deve primeiro se matricular na auto-escola, passar nos exames, fazer curso teórico, passar na prova teórica, e assim por diante. Cada fase realizada do processo, será uma pequena vitória, você ficará mais motivada e o objetivo final será menos intimidador.
  8. Seja flexível: Muitas vezes, para cumprir um objetivo, traçamos passos impossíveis de seguir. Imagine que sua meta seja passar no vestibular, você planejou estudar todas as noites após o trabalho até às 23:30h e depois acordaria às 04:30 para estudar mais 2 horas antes de ir trabalhar. Quanto tempo você acredita que conseguirá seguir seu plano? O papel aceita tudo, mas você provavelmente ficará exausto e não conseguirá estudar nem trabalhar. Escolha um planejamento mais equilibrado, onde estudo, trabalho, convívio familiar e lazer estarão inclusos. Tenha em mente o seu objetivo e faça um cronograma de estudos possível de se cumprir, se dedique nos fins de semana e feriados, mas não esqueça de descansar.

Preparei um registro de metas especialmente para o seu planejamento, agora é só escolher o que combina mais com você e imprimir.

Minhas Metas PB1

Minhas Metas PB2

Minhas Metas PB3

Minhas Metas Color 1

Minhas Metas color 2

Leave a Reply

Instagram