Financeira

Organização financeira: Aprenda como economizar

Quem nunca teve que economizar, que atire a primeira pedra. Seja para realizar um sonho, pagar dívidas ou organizar a vida financeira, economizar é bom e quem o faz, faz muito bem. Mas, economia não é uma batalha que se vence sozinho, para que dê certo, você precisa envolver toda a família, só assim você vai conseguir reorganizar as finanças.

Como  começar?

Pra começar, liste todos os seus gastos, separe por gastos fixos e gastos variáveis. Gastos fixos são aqueles gastos que você tem todos os meses, como o aluguel, financiamento de carro, contas como as de luz e água. Já os gastos variáveis são gastos que mudam todos os meses como compras de supermercado, eles variam todos os meses e quase sempre são os grandes vilões de quem precisa economizar.

Por que anotar os gastos é tão importante?

Anotar serve para saber exatamente quanto você gasta por mês e ter certeza que você recebe o suficiente para pagar todas as suas contas. Também é importante para identificar gastos desnecessários, além de dizer muito sobre a sua vida financeira. Sério! Só quando a gente faz as contas, é que a gente percebe que o buraco é maior do que a gente pensava. Anote tudo mesmo, até os menores valores, que se passam por inofensivos mas fazem a maior diferença no final do mês. Aqui em casa eu uso um caderno, mas se preferir, use uma planilha ou aplicativo.

“Tem cuidado com os custos pequenos! Uma pequena fenda afunda grandes barcos”. Benjamim Flanklin

Analisando as contas

Agora que você já sabe o quanto gastou no último mês, subtraia o quando recebeu de salário e se sobrar dinheiro você está de parabéns! Pense em fazer pelo menos uma poupança para que esse dinheirinho que sobra renda um pouco por mês. Assim você poderá usar esse dinheiro no futuro para pagar seus estudos, uma viagem incrível, dar de entrada num imóvel… Só o que não pode é deixar esse dinheiro parado na conta!

Se por acaso, esse não for o seu caso, fique calmo e siga para o próximo tópico.

economizar compras

O que fazer se você gasta mais do que ganha?

Normalmente o que tira a gente da linha, são os gastos variáveis. Aproveitamos promoções e compramos coisas que não precisamos, exageramos no supermercado, gastamos mais do que podemos no fim de semana e o dinheiro vai embora sem que a gente perceba. Infelizmente isso é mais comum do que você imagina, mas com um pouco de dedicação e autocontrole, você vai conseguir colocar suas finanças em ordem.

  • Continue anotando seus gastos, seja num caderno, aplicativo ou planilha. Existem várias opções, procure a que você se identifica mais;
  • Reduza os presentes para você mesma e para os outros. Caso precise mesmo comprar uma roupa ou sapato, procure brechós, troque com as amigas, faça você mesma e continue buscando formas de conseguir o que precisa sem gastar muito com isso;
  • Programe suas compras. Faça um Cardápio da Semana e depois uma Lista de Compras mercado feira e açougue. Quando você se programa, fica mais fácil economizar nas compras e otimizar tempo. Compre tudo o que precisa para passar aquela semana e nunca faça compras sem uma lista. Não vá ao mercado com fome e sempre seja objetiva, ou seja, compre os itens da lista e nada mais! Quanto mais a gente passear pelos corredores mais a gente vai querer gastar;
  • Ainda falando sobre compras, existem alguns programas de descontos para os clientes cadastrados em determinados supermercados. Essas compras costumam valer muito a pena! Sempre que possível acompanhe as promoções e dê preferência para comprar esses produtos promocionais em supermercados que deem essas vantagens;
  • Diminua seus gastos com o cartão de crédito e se possível, compre somente com dinheiro;
  • Sabe o programa de recompensas do cartão de crédito? Uma ótima opção para resgatar os pontos é convertê-los em produtos que você realmente precisa, assim não precisará comprar nada com o seu dinheiro;
  • Evite comer fora;
  • Aprenda a dizer não!! Saia menos, não viaje por um tempo, foque em cortar gastos e dizer alguns nãos. Divirta-se de forma gratuita, com seus amigos de verdade.

“O autocontrole é saber que você pode, mas decide que não o fará”. Eduardo de Castro W. Badi

Precisa economizar mais?

Bom, se você cortou todos os gastos arbitrários mas continua precisando economizar mais, chegou a hora de avaliar os seus gastos fixos.

  • Poupe energia elétrica: Trace uma meta de consumo mensal e envolva todos os familiares nesse projeto. Organize as passadas de roupa, reduza o tempo do banho, desligue a TV, apague as luzes que você não está usando, parece pouco mas faz muita diferença na conta;
  • Faça ligações: Ligue para a operadora do celular e para a TV a cabo e procure outros planos mais econômicos, pesquise as promoções que a concorrência oferece, faça contra propostas, você vai se surpreender!
  • Peça descontos: Não é vergonha nenhuma pedir descontos na mensalidade da escola das crianças, faculdade e até mesmo no aluguel da casa que você mora, com certeza o proprietário ou instituição de ensino vai preferir dar um desconto do que deixar de receber o valor combinado;
  • Mude de casa: Muitas vezes é possível conseguir um aluguel mais barato só trocando de bairro, é lógico que você terá os custos da mudança, mas a médio prazo valerá a pena;
  • Pare de fazer academia, aula de macramê, entre outras coisas que custam dinheiro e que podem ser substituídos por uma caminhada no parque ou uma aula gratuita no Youtube;
  • Se você ainda assina jornais e revistas, cancele imediatamente!
  • Seja um faz tudo! Dispense a faxineira, faça suas próprias unhas, passe suas próprias roupas. Não vou dizer que vai fácil, mas é um mal necessário;

economizar pizza

Não deixe de se dar um pequeno agrado

Apesar de ser tempo de vacas magras, permita-se fazer coisas tão legais quanto naquela época em que você gastava dinheiro como se não houvesse amanhã. Você só precisará adaptar e limitar as coisas, mas não deixe de fazer as coisas que gosta, por favor!

Passeios de bicicleta no parque, filmes na sala de casa com pipoca, pizza feita em casa com a ajuda das crianças são ótimos programas e não custam quase nada.

Ainda precisa de dinheiro?

Então chegou a hora de você ter uma renda extra! E quem sabe se tornar um empreendedor se sucesso!!

Leve em consideração o que você sabe fazer muito bem, o que as pessoas que você conhece precisam e quanto tempo livre você tem disponível. Essas são perguntas importantes, porque elas vão definir os produtos ou serviços que você irá realizar para conseguir esse dinheirinho extra.

Faça uma página no Facebook e divulgue o seu trabalho. Se possível, faça um cartão com seu nome e contato, imprima na sua casa mesmo e entregue para seus possíveis clientes. Conte para seus familiares, vizinhos e amigos sobre o seu produto ou serviço. Depois, aumente seu público conforme a sua disponibilidade .

Faça sempre as contas e veja se o seu produto ou serviço está dando lucro, aprenda a precificar corretamente! Cuidado ao entrar na casa de estranhos para prestar serviços, certifique-se de que saibam onde você está e se possível, não vá sozinho. Não dê um passo maior que a perna, invista somente o dinheiro que você tem disponível! Não gaste o dinheiro da casa com as coisas do seu empreendimento e nem o dinheiro do empreendimento com as coisas da casa.

Dívidas

Além de organizar as finanças, para saber como sair das dívidas é preciso começar a pensar em quais débitos eliminar primeiro. O ideal é focar, inicialmente, nas dívidas com maiores taxas de juros, mesmo que o valor final não seja o maior de todos. Afinal, essa tarifa encarece bastante a parcela e pode ser responsável por uma bola de neve. Depois, faça o mesmo com o restante dos débitos. Vale a pena cortar alguns gastos até quitar esse valor. Quando sobrar um dinheirinho extra use para pagar as dívidas e evite despesas desnecessárias. Aos poucos as dívidas diminuem e você fica com mais dinheiro no bolso para quitar o restante. Esse processo te dá mais confiança para resolver sua vida financeira. Considere um empréstimo no banco com juros menores para pagar todas as dívidas. Fique firme, você vai conseguir!!

 

Realmente não é fácil ter que cortar gastos e deixar de fazer coisas que gostamos, mas nada melhor do que ter paz na consciência e saber que está tudo pago e que ainda sobra. E como dizia aquela música… Eu desejo! Que você ganhe dinheiro Pois é preciso Viver também E que você diga a ele Pelo menos uma vez Quem é mesmo O dono de quem…

Leave a Reply

Instagram