Saúde

Conheça o poder dos óleos essenciais

Conhecer os óleos essenciais me abriu um mundo de possibilidades, eles são maravilhosos e o mais impressionante é como agem de forma natural e eficaz nas mais diversas áreas do corpo e do emocional. Não gosto de dar remédios para os meus filhos, felizmente a homeopatia nunca nos deixou na mão, mas recentemente ela tem sido substituída por essas gotas fantásticas, cheias de poder ilimitados.

O que são óleos essenciais?

São compostos aromáticos voláteis naturais encontrados em sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes de plantas.

Trata-se de um composto químico complexo que pode apresentar mais de 600 substâncias químicas diferentes, cada uma com a sua atividade terapêutica específica. Essa complexidade torna o óleo essencial um produto único, com inúmeras aplicações e efeitos terapêuticos comprovados.

O óleo essencial é responsável pela ação terapêutica das plantas, ele assegura a proteção da planta contra a ação de parasitas, bactérias e fungos, determina o seu aroma, entre outros.

oleos essenciais usos

Como usar os óleos essenciais?

  • Uso Aromático: Os óleos essenciais podem ser utilizados por meio de um difusor ou você pode colocar uma gota em sua mão, esfregar uma mão na outra e inspirar profundamente por alguns instantes;
  • Uso Tópico: Para usar os óleos essenciais topicamente você deve diluir uma gota em óleo carreador vegetal e massagear a sola dos pés, pulsos, têmporas, entre outros. O local a se aplicar vai depender do óleo e da necessidade da pessoa.
    Opções de óleos carreadores: Óleo de amêndoas, óleo de coco, azeite de oliva extra virgem, óleo de semente de uva e óleo de abacate são ótimos óleos carreadores. Para usar em crianças, bebês e pessoas com pele sensível, sempre dilua os óleos antes de usar.

          Cuidados Importantes: Evite áreas como olhos, ouvido, nariz e outras áreas sensíveis.

  • Uso Interno:  Esse uso só é recomendado para os óleos que tiverem categoria terapêutica. Você pode colocar umas gotinhas na água, sempre usando um copo de vidro. Colocar uma gota debaixo da língua ou usar os óleos essenciais em uma cápsula vazia de gelatina e engoli-la.

Principais usos dos óleos essenciais

Como já dito, os usos são ilimitados. Alguns tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas ideais para as dores musculares de todas as causas. Outros são anti-bacterianos e anti-virais, perfeitos para dar apoio ao sistema imunológico.

Eles podem ajudar a relaxar e dormir melhor. Desintoxicam  ou dão apoio emocional. Cuidam da pele, cabelos e suavizam manchas e linhas de expressão.  Agem no sistema cardiovascular, respiratório e nervoso.

A seguir, conheça alguns óleos essenciais e uma pequena amostra de seus usos

Lavanda: O aroma da lavanda tem sido apreciado e utilizado por milhares de anos. A lavanda é cultivada de forma nativa em muitos países da Europa. Pode ser usada para queimaduras, feridas na pele, para dormir melhor, para lidar com a ansiedade, estresse e acalmar. Em caso de dúvida, use a lavanda.

Lemon: Tem um aroma edificante que é frequentemente usado para ajudar a equilibrar emoções. Ótimo para deixar as unhas mais fortes, quando combinado com o de lavanda em difusor é um ótimo calmante, cuida rapidamente das aftas. Alivia as dores de garganta, dá clareza de pensamento e energia. Você com certeza vai querer tê-lo em casa.

Peppermint: Tem sido cultivado por muitos séculos, por povos e culturas diferentes. Ideal para alergias, dores de cabeça, náuseas, congestão nasal, para usar quando se está com febre, é revigorante, energizante, ajuda na concentração, entre muitos outros usos.

Olíbano: O óleo de olíbano tem sido usado como remédio por milhares de anos. Ele tem uma infinidade de propósitos, incluindo cosméticos, perfumes, cuidados com a pele e uma ampla gama de medicamentos. Muito usado para depressão, artrite, fadiga mental e inflamações. É considerado o rei dos óleos.

Tea Tree (Melaleuca): Também conhecido como óleo da árvore do chá, o óleo de melaleuca é um dos favoritos para os produtos de cuidado da pele, como a acne e infecções por fungos. Suas folhas tem sido usadas por séculos pelos aborígines para curar cortes, feridas e infecções da pele.

É impressionante como uma pequena gota pode ter tanto poder, por isso, certifique-se da procedência do seu óleo. Quando as plantas são cultivadas em ótimas condições de solo, temperatura e clima produzem um óleo essencial de qualidade superior exatamente como a natureza pretende fazer, eles também devem ter certificação de pureza, ou seja, estar livres de enchimentos e outros elementos que diluem e alteram o óleo diminuindo a sua qualidade e poder de ação.

Somente os óleos da doTerra possuem o CPTG Certificado de Pureza e Status de Grau Terapêutico. Ele garante que não há ingredientes sintéticos, contaminantes nocivos ou outras coisas em seus óleos essenciais, tornando-os seguros para o uso.

oleos essenciais

Principais vantagens dos óleos essenciais

Pergunte a qualquer pessoa que usa os óleos essenciais todos os dias porque elas o fazem. Saúde, energia, natural, alívio, crianças, melhorar o sono, estado de espírito, funcionam, humor, entre outras muitas palavras virão.

Os óleos essenciais dão suporte natural ao corpo, agem na mente, reforçam a imunidade, ajudam na dieta e atividades físicas, purificam os sistemas do corpo, dão alívio a dores e indisposições.

São fáceis de usar e agem muito rápido, são seguros para o uso em bebês, crianças e idosos.

Praticamente não tem contra-indicações, mas sempre avise seu médico que está usando óleos essenciais caso sofra de alguma condição médica e faça uso de algum medicamento.

Os animais também podem se beneficiar do poder de ação dos óleos essenciais. Faça um anti-pulgas natural, lide com temperamentos difíceis, dores da idade, ansiedades, com certeza seu pet vai adorar.

É por isso que você tem que ter certeza que os óleos essenciais que está usando são capazes de fazer aquilo que prometem. Óleos essenciais e essências não são a mesma coisa, então fique atento! Desconfie de óleos essenciais em frascos plástico, em grandes volumes e muito baratos, pois os óleos de boa qualidade são muito concentrados e raros.

Os óleos essenciais ganharam o meu coração e a aprovação das crianças aqui de casa. Todas as noites elas recebem uma massagem e passaram a dormir bem melhor. Usamos para estudar para as provas, cuidar das alergias e reforçar a imunidade depois de ter tomado um monte de chuva no mês passado. Acalmamos os ânimos, lidamos com os medos e nunca nos sentimos tão bem.

Se quiser saber mais sobre os óleos essenciais, me deixe um recadinho aqui nos comentários, eu vou adorar responder!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Instagram