Motivação

Resgate a autoestima

Autoestima, qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos (definição Aurélio). É normal que mais ou menos ali, na fase após o nascimento dos filhos, em algum momento você perceba que não é mais a mesma. Talvez tenha passado muito tempo de coque e pijama, trocando fraldas e passando noites em claro. É a fase que eu costumo chamar de catando cavaco com a vida, é quando a gente está tentando dar conta de tudo, mas para que isso aconteça, você se deixa de lado e leva a vida no piloto automático. Entretanto, existem mulheres que parecem ter passado duas vezes na fila da autoestima. Qual é o segredo delas? Elas se amam e se aceitam do jeito que são, sabem que não são perfeitas e nem querem ser, levam a vida com um bom humor invejável, elas são gratas e veem beleza nas pequenas coisas.

O que podemos fazer para ter uma maior autoestima?

  • Queira! Trace metas possíveis. Comprometa-se com você, mas no seu ritmo, sem pressão.
  • Acredite! Sério, não é tarde demais! Acredite na sua capacidade de realizar tudo o que quiser.
  • Mude! Uma coisa que eu sempre digo é que se você quer mudar o resultado então deve fazer tudo diferente.
  • Aceite-se! Todo mundo é diferente, existem coisas que não podemos mudar, encontre a sua beleza única e se aceite do jeito que você é.

 

6 ideias para aumentar a autoestima

autoestima recomeço

Compare-se com você mesma

Não é saudável se comparar com outras pessoas, cada ser é único, sua genética é só sua, é o que você é, é o que te faz ser extremamente interessante. Procure seus pontos fortes e os ressalte. Se seu sorriso é bonito, sorria mais! Não existe nada mais bonito que uma pessoa sorridente. Se você quiser mudar alguma coisa na aparência, corte o cabelo ou simplesmente solte, descobri que meu cabelo era cacheado recentemente, dá para acreditar? Pois é, muitos anos de coque! Passe um rímel, só leva um minuto e faz a maior diferença. Quando acostumar, passe blush e assim por diante. Se quiser perder uns quilos, então perca! Mas nunca jamais, se compare com aquela moça que você encontra na porta da escola das crianças. Compare você de hoje, com você de amanhã.

Evite pessoas tóxicas

Pode ser que você tenha crescido numa casa em que você ouviu que não era capaz de fazer isso ou aquilo. Pode ser que as pessoas que você convive, sejam muito dedicadas à aparência e extremamente críticas. Ouvir isso tantas vezes e por tanto tempo, pode fazer você acreditar que realmente não é boa o suficiente, são as chamadas crenças limitantes e sugiro que você se livre delas. De hoje em diante eu peço que você pense em procurar novos amigos, trocar de emprego se preciso e evitar pessoas ou situações que te façam mal. Isso acaba aqui. Diga para seus filhos que eles conseguem, que são inteligentes, que são bonitos, que são engraçados, que são bons amigos, que são amados e ressalte suas qualidades. Passe a diante o que é bom.

autoestima plantas

Ter plantas e animais

Cuidar de uma planta, é uma atividade extremamente relaxante. Ela ajuda a diluir preocupações e frustrações do dia a dia. Cuidar de outra vida, tem um valor imenso para o emocional. Plante um vasinho de alecrim, planta resistente e fácil de cuidar. Use-a nas suas preparações culinárias. Quando estiver mais confiante, plante manjericão. Será uma grande satisfação colher algo que você plantou. Você também pode ter uma suculenta, ela é fácil de cuidar e resiste bem caso você esqueça de colocar água. Ter um pet ajuda a desenvolver habilidades como responsabilidade e disciplina, além do suporte emocional. Eles te amam do jeito que você é, sem julgamentos. São bons ouvintes e ótimos companheiros.

 Cuide de você

Depois de tantos anos cuidando da família, você se deve um pouco mais de atenção. Vá ao médico, faça todos os exames e tenha certeza que você está bem. Como está seu emocional? Se preciso, procure um psicólogo ou um bom homeopata, isso é mais comum do que você imagina. Como está sua vida espiritual? Dedique-se mais ao que realmente importa. Sirva ao próximo, faça a diferença!

Volte a sonhar

Volte a ter objetivos e metas. É muito melhor focar no que se quer do que se lamentar uma vida toda pelo que não se fez. É lógico que existe tempo para tudo, mas faça o que é possível hoje. Existem muitos cursos online e gratuitos, um bom exemplo é a Eduk, que transmite cursos excelentes e que você assiste sem sair de casa. Aprenda uma nova profissão, desenvolva novas habilidades, use seu tempo com coisas construtivas.

autoestima permitase

Permita-se

Essa é a melhor parte, permita-se! Descanse vez ou outra, qual o problema em passar algum tempo na rede lendo um livro? Qual o problema em dormir até mais tarde no sábado? Qual o problema em começar um novo hobbie? Permita-se fazer coisas que te fazem bem e que te ajudarão a sair da rotina. Coma um bom chocolate, use perfume, volte a estudar, permita-se!

 

Resgatar a autoestima é um processo gradual, tenha paciência e seja resiliente. Você é bonita e muito interessante, acredite nisso!

 

4 Comments

  1. Noelma 05/03/2018
    • Samanta Botossi 06/03/2018
  2. Hannah 05/03/2018
    • Samanta Botossi 06/03/2018

Leave a Reply

Instagram