Receitas

Frango assado sensacional

Você sabia que o frango assado é uma opção barata e deliciosa? Essa receita é uma releitura do frango da Rita Lobo, ele fica molhadinho e super gostoso. A salmoura é o grande segredo da receita e pode ser utilizada em diferentes cortes de frango. O pessoal aqui de casa adora e eu também porque ele não dá trabalho nenhum e sempre dá certo. Para aqueles dias em que você precisa impressionar as visitas, eu recomendo esse frango assado sensacional.

Ingredientes

  • 1 frango inteiro, descongelado, com pele, de 2kg aproximadamente
  • 1 xícara (chá) de sal
  • 1/4 de xícara (chá) de açúcar
  • 2 dentes de alho amassados
  • Casca de 1 laranja
  • 4 folhas de sálvia mas também poderia ser tomilho, louro ou alecrim
  • 7 grãos de pimenta-do-reino triturados
  • 1 colher (chá) de semente de coentro trituradas
  • 5 cravos da índia

Modo de fazer

Separe os miúdos do frango e reserve na geladeira. Você pode usar a moela e o fígado para fazer uma farofa de miúdos para acompanhar.

Lave bem o frango em água corrente. Com uma tesoura ou faca, corte e descarte o excesso de pele e gordura. Com o dedo indicador, solte a pele do peito do frango.

Numa tigela bem grande, coloque o sal e o açúcar, os grãos de pimenta do reino, as sementes de coentro e os cravos. Descasque e amasse o alho. Lave e seque a laranja e as ervas da sua preferência. Com um descascador de legumes, retire lascas da casca da laranja tomando cuidado para não retirar junto aquela pele branca para não amargar.

Junte todos os ingredientes na tigela e misture.

Transfira o frango para a tigela e espalhe bem a mistura de temperos, por dentro e por fora, inclusive sob a pele do frango. Vire o frango de peito para baixo, cubra com cerca de 2 litros de água e tampe. Deixe hidratar por 30 minutos, fora da geladeira.

Retire o frango da salmoura e lave para tirar o excesso de tempero, seque a pele com um pano de prato limpo para deixá-la mais crocante. Descasque uma cebola grande e coloque dentro do frango, amarre as coxas com um barbante. Se preferir cubra as pontinhas das coxas e asas com um pedaço de papel alumínio para não queimar. Salpique um pouco de sal e pimenta do reino por cima do frango e leve ao forno pré-aquecido.

Modo de assar

Nos primeiros 15 minutos, deixe o frango no forno alto a 230 °C, depois abaixe o forno para 180 °C por mais 1 hora e 15 minutos. O tempo total de forno vai depender do tamanho do frango. Use 45 minutos por quilo de frango mais os 15 minutos iniciais de forno alto.

Se o frango não estiver corado na hora de tirá-lo do forno, passe sobre ele com ajuda de um pincel, uma mistura igual de mel e shoyu. Deixe assar por mais 5 minutos no máximo.

Após tirar o frango do forno, deixe-o descansar coberto com papel alumínio por 15 minutos para que os sucos concentrados nas costas voltem ao peito do frango e deixe-o super suculento.

Antes de servir, tire o papel alumínio das coxas e asas, desamarre as coxas e tire a cebola se conseguir.

Você pode assar algumas batatas junto com o frango, é sucesso garantido!

Alimenta bem 5 pessoas

Leave a Reply

Instagram