Receitas

Bolo de chocolate dos sonhos

Faz tempo que eu estou procurando uma receita de bolo de chocolate que seja fácil de fazer, que dê pra fazer no liquidificador e que seja um coringa, permitindo que eu faça com a mesma massa, várias preparações diferentes. Com vocês, a receita de bolo de chocolate dos meus sonhos!

Ingredientes

  • 4 ovos inteiros;
  • 2 xícaras (de chá) de açúcar;
  • 1 colher (de chá) de essência de baunilha;
  • 3/4 xícara (de chá) de óleo;
  • 1 xícara (de chá) de água fervente;
  • 1/2 xícara (de chá) de cacau em pó peneirado;
  • 1/2 xícara (de chá) de chocolate em pó peneirado;
  • 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio;
  • 2 xícara (de chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó;
  • 1 pitada de sal.

 

Opcional:

  • 1/4 xícara (de chá) de castanhas picadas;
  • 1/2 xícara (de chá) de chocolate meio amargo picado.

Você pode agregar esses dois ingredientes no final do processo antes de colocar na forma. Fica uma delícia! Pode ser qualquer tipo de castanha ( Pará, caju, nozes, amêndoas, macadâmias, etc)

Preparo

No liquidificador bata, os ovos inteiros, o açúcar e a baunilha, quando estiver bem misturado, junte o óleo e a água fervente com cuidado. Coloque os chocolates e o bicarbonato, deixe misturar e desligue o liquidificador. Numa bacia, coloque a farinha, o sal e o fermento, agregue a mistura do liquidificador, mexa com cuidado usando um fuê. Não precisa bater, mexa o suficiente para homogenizar a mistura. Asse em forno pré aquecido a 200°C. O tempo de forno varia de acordo com a forma que você estiver usando, mas nunca abra o forno antes do bolo ter completado 30 minutos de forno.

Muffin

1bolo muffin 2

Ao invés de assar o bolo de chocolate na assadeira tradicional, use forminhas de papel para cupcake. Não encha demais, somente até no máximo a metade. Por cima, coloque gotas de chocolate se desejar. Para fazer nesse formato, você vai precisar de uma assadeira para cupcakes, facilmente encontrado em lojas do ramo de festas.

O tempo de forno também diminui, fique atenta! Deixe esfriar fora da assadeira e de preferência sob uma grelha ou descanso de panela. Uma receita de bolo de chocolate rende 24 muffins.

Cupcake

1bolo cupcake

Da mesma forma que o muffin, asse o bolo em forminhas de cupcake. Não encha demais, somente até no máximo a metade, assim eles não transbordam e ficam com aquele formato redondinho super bonito. Para fazer esses bolinhos você também vai precisar de uma assadeira para cupcakes, facilmente encontrado em lojas do ramo de festas. O tempo de forno também diminui, fique atenta! Uma receita de bolo de chocolate rende 24 cupcakes. Deixe esfriar fora da assadeira e de preferência sob uma grelha ou descanso de panela.

Quando estiverem frios, faça um buraco no centro do bolinho com ajuda de uma faca ou cortador redondo de biscoitos, cuidado com a profundidade, esse buraco deve ser raso.

Recheie com brigadeiro, doce de leite, cocada, beijinho, nutella, entre outros, tudo o que você colocar ficará delicioso! Use uma colher pequena para rechear e se o recheio for mais molinho, use uma manga de confeitar ( facilmente encontrada em lojas de festas). Combine com uma cobertura mais firme como a do brigadeiro (receita a seguir). Vai ficar maravilhoso!

Bolo de chocolate para lanche

1bolo furo no meio

Asse uma receita do bolo de chocolate numa assadeira redonda com furo no meio. Depois de frio, desenforme sob um prato ou bandeja. Cubra com ganache (receita a seguir) . Fica ótimo para servir de lanche no dia a dia ou mandar na lancheira das crianças.

Ganache

  • 200g de chocolate picado;
  • 100ml de creme de leite.

Em uma tigela que possa ir ao microondas, misture o creme de leite e o chocolate. Leve ao forno de microondas por 30 segundos, retire e misture bem com a ajuda de uma colher. Volte a mistura por mais 30 segundos e misture novamente, repita mais uma ou duas vezes se necessário. Reserve em temperatura ambiente até esfriar um pouco. Cubra o bolo como desejar.

 

Bolo de brigadeiro para festa

1bolo brigadeiro frente

Asse uma receita do bolo de chocolate numa assadeira redonda média. Se desejar, use os ingredientes opcionais ( castanhas e chocolate picados), eles vão deixar o bolo mais gostoso. Caso queira um bolo mais alto, faça duas massas de bolo. Quando o bolo esfriar, desenforme e o corte ao meio com a ajuda de uma linha ou faca longa, separando o bolo em dois círculos. Volte uma parte do bolo para a assadeira, molhe com um pouco de calda e recheie com o brigadeiro. Por cima do brigadeiro, coloque o outro disco do bolo e mais um pouco de calda. Cubra com um plástico filme e deixe na geladeira descansando por algumas horas. Para desenformar, passe uma faca ao redor do bolo para desgrudar, coloque uma bandeja sob a assadeira e vire. Cubra o bolo com o mesmo brigadeiro que você usou no recheio e se desejar use granulado por cima.

Calda

  • 2 xícaras (de chá) de água;
  • 1 xícara (de chá) de açúcar;
  • 1 colher (de sopa) de essência de baunilha.

Ferva o açúcar e a água até engrossar um pouco, desligue o fogo e coloque a baunilha.

Brigadeiro para rechear e cobrir bolo

  • 4 latas de leite condensado de boa qualidade;
  • 1 lata (de leite condensado) de leite;
  • 4 colheres (de sopa) de margarina sem sal;
  • 8 colheres (de sopa) de chocolate em pó.

Com o fogo desligado, misture numa panela alta de fundo grosso o leite condensado, o leite e o chocolate peneirado. Ascenda o fogo e coloque a manteiga, mantenha o fogo baixo e mexa sempre. Quando começar a desgrudar da panela estará pronto. Ele não terá ponto de enrolar. Caso faça um bolo com muitas camadas, será preciso fazer mais receitas do brigadeiro para rechear e cobrir o bolo.

Essa receita de bolo de chocolate é realmente muito boa, as castanhas e os pedaços de chocolate (que são opcionais) são uma boa surpresa, essa receita eu peguei com a minha sogra que é a boleira da família. Tenho feito toda semana porque as crianças amam esse bolo em todas as suas versões!! Faz na sua casa também e depois me diz o que você achou!!

Leave a Reply

Instagram