Limpeza

Limpe a casa em 5 minutos ou menos

Existem pequenas tarefas de casa que podem ser feitas em 5 minutos ou menos. Hoje em dia não dá mais para passar o dia inteiro limpando a casa, temos muitas atividades e nem sempre sobra disposição para limpar depois de um dia cansativo. Quando fracionamos uma grande tarefa, ela fica mais fácil de ser cumprida, por isso, considere adotar esse método de limpeza na sua rotina. Listei algumas tarefas rápidas para você ver como não precisa passar o dia faxinando para ter uma casa limpa e arrumada.

 

5 minutos limpeza-de-quarto

Quarto

Arrume as camas: Parece bobeira mas faz a maior diferença. Assim que levantar, arrume os travesseiros, acomode os lençóis e estique a colcha. Se for dia de trocar os lençóis, já tire tudo e substitua pelo jogo limpo. Leve o jogo sujo para o cesto de roupas para lavar.

Cada coisa em seu lugar: Guarde as coisas que estiverem fora do lugar como bolsas e acessórios, tente criar o hábito de coloca-las no lugar certo assim que chegar em casa. Recolha roupas sujas e as coloque no cesto adequado.

Tire o pó: Tire o pó do criado mudo e limpe qualquer objeto que estiver sob ele. Evite deixar acumular coisas como revistas, roupas e copos.

Cozinha

Esvazie a máquina de lavar louça: Coloque os copos, talheres e pratos no lugar. Limpe o cestinho se necessário. Coloque mais secante.

Coloque a louça suja na máquina de lavar de louça: Tire os restos de comida com um papel toalha, molhe os pratos e talheres para tirar o excesso de sujeira e acomode tudo na máquina. Se ela já estiver cheia, coloque o sabão e ligue.

Organize uma bancada da cozinha: Guarde os objetos que não pertencem àquele lugar, passe um pano úmido na bancada, endireite objetos de decoração ou utensílios.

Limpe o micro-ondas: Coloque uma tigela com vinagre no centro do micro-ondas. Inicie um ciclo de quatro minutos em potência alta. O vapor da solução de vinagre vai matar os germes e fazer com que a sujeira dentro do micro-ondas se desprenda da superfície. Remova a tigela com cuidado, pois ela e o líquido estarão quentes. Agora é só passar um pano de microfibra.

Limpe o chão: Dilua seu produto favorito em água e passe o pano no chão da cozinha, não esqueça as partes próximas ao fogão que costumam ficar mais engorduradas, deixe secar naturalmente.

Guarde a louça do escorredor: Guarde tudo em seu devido lugar e depois seque a pia, vai parecer casa de revista!

 

5minutos banheiro

Banheiro

Higienize o banheiro: Borrife o produto indicado para banheiros na pia e vaso sanitário. Limpe o espelho com um pano que não deixe fiapos. Se necessário, troque as toalhas de rosto. Enxugue a pia e torneira com um pano seco e limpo. Faça o mesmo com a bacia e vaso sanitário. Troque o lixo do cesto. Passe um pano limpo com desinfetante no chão. Reponha sabonetes e papel higiênico.

Organize o armário: Tire tudo o que tiver dentro, passe um pano com multiuso, recoloque tudo mantendo os produtos de menos uso e maiores no fundo e os menores e de mais uso na frente. Aproveite para repor o que estiver faltando.

Limpe o box: Espalhe um pouco de multiuso com a ajuda de um pano macio por todas as faces do box, ele vai ficar limpo e cheiroso.

Tire as toalhas do banheiro: As toalhas devem secar no varal onde é mais ventilado, toalhas úmidas no banheiro criam mofo e ficam com cheiro ruim, além de deixar o banheiro bagunçado.

Área de Serviço

Pendure roupa: Tarefa chatinha mas necessária. Assim que possível, pendure as roupas, sempre lembrando de sacudi-las para diminuir um pouco os amassados. Use varais indicados para roupas menores e já pendure as meias aos pares para facilitar na hora de recolher. Pendure camisas em cabides, assim fica mais fácil na hora de passar.

Recolha a roupa do varal: Separe as roupas que precisam ser passadas, dobre as que podem ser guardadas sem passar. Organize as meias e roupas íntimas e guarde tudo no local indicado.

Coloque roupa para lavar: Separe as roupas por categorias (brancas, coloridas, delicadas, cama, mesa, banho e jeans), coloque na máquina respeitando a capacidade recomendada, complete com o sabão, amaciante, produtos para tirar manchas, entre outros.

Varra: Varrer a área de serviço é tão rápido que não vai levar nem 2 minutos, recolha com a pá a poeira e já jogue no lixo, nada de amontoar no cantinho!

5minutos geralessa

Geral

Molhe as plantas: Encha um balde de água e vá distribuindo água por todos os vasos da casa, de preferência no período da manhã. Planta murcha deixa a casa triste.

Jogue o lixo: Recolha o lixo dos cestos espalhados pela casa, não esqueça de separar os recicláveis. Leve tudo para a lixeira correspondente mais próxima.

Guarde os brinquedos: Tenha um cesto em mãos, recolha todos os brinquedos espalhados pela casa. Separe os brinquedos por categoria e guarde no local correto.

Limpe o espelho de luz: Com a ajuda de uma esponja, passe um pouco de saponáceo no espelho e tire o excesso com um pano úmido.

Limpe o ventilador: Com o ventilador desligado e fora da tomada, abra a grade e passe uma escova de limpeza e um pano úmido por todo o ventilador para tirar a poeira. Recoloque a grade.

Guarde os sapatos: Guarde todos os sapatos amontoados na entrada da sua casa. Nunca guarde sapatos sujos de lama antes de limpá-los.

Organize uma gaveta: Comece por gavetas mais fáceis, se você organizar uma por dia, logo sua casa estará impecável.

5minutos sala

Sala

Arrume o sofá: Tire tudo o que não pertença ao sofá e guarde. Passe uma escovinha para tirar migalhas ou alguma poeira maior. Arrume as almofadas.

Limpe a moldura dos quadros: Passe um pano levemente umedecido com lustra móveis nas molduras.

Arrume a mesa de jantar: Tire tudo o que estiver em cima da mesa. Passe um pano úmido e em seguida um pano com lustra móveis. Endireite as cadeiras.

Limpe a porta de entrada: Passe um pano úmido nas duas faces da porta, em seguida, passe uma flanela com lustra móveis ou cera em pasta. Aproveite para tirar a poeira do enfeite de porta e limpar o capacho.

Limpe o vidro: Use um rodo leve e pano para limpar do lado de fora, assim você não se põe em risco. Use sempre um pano de microfibra e o produto indicado para vidros.

Desentulhe: Organize a papelada que se acumula em cima dos móveis. Tenha um lugar próprio para guardar cada coisa da sala, tire as mochilas, bolsas e sacolas que insistem em ficar nos cantos.

Viu como é possível limpar a casa em pouco tempo? Aproveite aquele tempinho entre um compromisso e outro para arrumar a sua casa aos poucos, sem desânimo e sem se cansar demais. Uma dica é fazer uma lista de tudo o que você precisa fazer naquele dia e ir realizando conforme a sua disponibilidade. Quando começar uma tarefa, faça-a até o final, afinal só vai levar 5 minutos ou menos.

4 Comments

  1. Marcela Fernandes 28/02/2018
    • Samanta Botossi 28/02/2018
  2. Giovanna 07/03/2018
    • Samanta Botossi 12/03/2018

Leave a Reply

Instagram